terça-feira, 24 de maio de 2016

O que é o tutor?

A figura do tutor é inspirada no modelo do coaching acadêmico adaptada à realidade do campus. Esse ator é responsável pela orientação de um grupo de estudantes com o objetivo de auxiliá-los em sua jornada acadêmica, problematizando as escolhas dos discentes e as implicações destas.

Os tutores não são “gurus”, “guias espirituais” ou professores para reforço escolar. Ele é uma referência para que o estudante confronte suas expectativas e sonhos e compartilhe suas perspectivas acadêmicas com alguém mais experiente que não compõe o núcleo familiar. Esse papel, embora já seja exercido por muitos professores que se aproximam mais dos estudantes com que têm afinidade, é visto como a composição da tríade (o próprio estudante, sua família e os tutores) para os discentes refletirem seu processo de tomada de decisão. Não descartamos nesse cenário a influência das amizades, a qual exerce um peso considerável na trajetória escolar, porque essas também serão objeto de problematização nas orientações com os tutores. 

Especificamente, os tutores possuem 3 funções:
  • Acompanhamento: visa à formação do saber ser, abrangendo a formação de valores, hábitos, atitudes, em especial aquelas que levam à autoafirmação e a valorização humana, formação da autoconfiança, autoestima e autonomia do sujeito;
  • Orientação da aprendizagem: voltada para a formação do saber (conhecimentos) e do saber-fazer (habilidades e capacidades específicas);
  • Supervisão do processo de avaliação: imprescindível para a garantia da qualidade e sucesso da aprendizagem

As atividades esperadas para serem desenvolvidas pelo tutores são:

  • Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso;
  • Conhecer os fluxos do Campus;
  • Desenvolver atividades em colaboração com a Coordenação de Ensino;
  • Estabelecer os horários de atendimento presencial, em conjunto com a coordenação de ensino, e cumpri-los com pontualidade e assiduidade.
  • Realizar o acompanhamento individualizado do estudante;
  • Organizar grupos de estudos;
  • Auxiliar e orientar os estudantes na organização do Cronograma de Estudos individualizado à cada semestre;
  • Auxiliar os estudantes no desenvolvimento das atividades de acordo com o Plano de Ensino de cada disciplina;
  • Auxiliar os estudantes no desenvolvimento da fluência tecnológica;
  • Monitorar a frequência dos estudantes nas unidades curriculares previstas no Projeto
  • Pedagógico do Curso e/ou no Plano de Ensino das disciplinas;
  • Estabelecer contato com os estudantes que não comparecem às atividades das unidades curriculares;
  • Orientar e auxiliar os estudantes na efetivação da matrícula;
  • Promover o bom funcionamento do campus em suas instalações, equipamentos, biblioteca de acordo com o princípio da economicidade.


O planejamento para o atendimento de tutoria prevê, no mínimo, que os todos os recém-ingressantes sejam abrangidos. Embora o ideal seja a continuidade da tutoria até o sexto semestre (pois no sétimo e oitavo semestres os estudantes estarão envolvidos com o supervisor de estágio), a partir do terceiro semestre de curso, será aberta a opção pela descontinuidade dessa orientação pelas seguintes razões: engajamento em projetos de pesquisa, ensino, extensão ou inovação; dificuldades logísticas ou de força maior para participar das orientações. No entanto, a tutoria no primeiro ano é prioritária para a condução do processo de transição de um perspectiva disciplinar unilateral para um sistema mais aberto e de corresponsabilidade pela construção do itinerário formativo.