A figura
do tutor é inspirada no modelo do coaching acadêmico adaptada à
realidade do campus. Esse ator é
responsável pela orientação de um grupo de estudantes com o objetivo de
auxiliá-los em sua jornada acadêmica, problematizando as escolhas dos discentes
e as implicações destas.
Os tutores não são “gurus”, “guias espirituais” ou professores para reforço
escolar. Ele é uma referência para que o estudante confronte suas expectativas
e sonhos e compartilhe suas perspectivas acadêmicas com alguém mais experiente
que não compõe o núcleo familiar. Esse papel, embora já seja exercido por
muitos professores que se aproximam mais dos estudantes com que têm afinidade,
é visto como a composição da tríade (o próprio estudante, sua família e os
tutores) para os discentes refletirem seu processo de tomada de decisão. Não
descartamos nesse cenário a influência das amizades, a qual exerce um peso
considerável na trajetória escolar, porque essas também serão objeto de
problematização nas orientações com os tutores.
Especificamente,
os tutores possuem 3 funções:
- Acompanhamento: visa à formação do saber ser, abrangendo a formação de valores, hábitos, atitudes, em especial aquelas que levam à autoafirmação e a valorização humana, formação da autoconfiança, autoestima e autonomia do sujeito;
- Orientação da aprendizagem: voltada para a formação do saber (conhecimentos) e do saber-fazer (habilidades e capacidades específicas);
- Supervisão do processo de avaliação: imprescindível para a garantia da qualidade e sucesso da aprendizagem
- Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso;
- Conhecer os fluxos do Campus;
- Desenvolver atividades em colaboração com a Coordenação de Ensino;
- Estabelecer os horários de atendimento presencial, em conjunto com a coordenação de ensino, e cumpri-los com pontualidade e assiduidade.
- Realizar o acompanhamento individualizado do estudante;
- Organizar grupos de estudos;
- Auxiliar e orientar os estudantes na organização do Cronograma de Estudos individualizado à cada semestre;
- Auxiliar os estudantes no desenvolvimento das atividades de acordo com o Plano de Ensino de cada disciplina;
- Auxiliar os estudantes no desenvolvimento da fluência tecnológica;
- Monitorar a frequência dos estudantes nas unidades curriculares previstas no Projeto
- Pedagógico do Curso e/ou no Plano de Ensino das disciplinas;
- Estabelecer contato com os estudantes que não comparecem às atividades das unidades curriculares;
- Orientar e auxiliar os estudantes na efetivação da matrícula;
- Promover o bom funcionamento do campus em suas instalações, equipamentos, biblioteca de acordo com o princípio da economicidade.
O planejamento para o atendimento de
tutoria prevê, no mínimo, que os todos os recém-ingressantes sejam abrangidos.
Embora o ideal seja a continuidade da tutoria até o sexto semestre (pois no
sétimo e oitavo semestres os estudantes estarão envolvidos com o supervisor de
estágio), a partir do terceiro semestre de curso, será aberta a opção pela
descontinuidade dessa orientação pelas seguintes razões: engajamento em
projetos de pesquisa, ensino, extensão ou inovação; dificuldades logísticas ou
de força maior para participar das orientações. No entanto, a tutoria no
primeiro ano é prioritária para a condução do processo de transição de um
perspectiva disciplinar unilateral para um sistema mais aberto e de
corresponsabilidade pela construção do itinerário formativo.