A nova proposta de Ensino Médio almeja oferecer à sociedade
novas possibilidades de disseminação do conhecimento.
As atividades de ensino são denominadas Unidades
Curriculares (UC), com duração mínima de 1h30 por encontro, planejadas como
fractais holográficos, para representar uma parte e um todo. No que se refere à
parte, ela representa uma especificidade de uma área, mas também poderá
dialogar com outras áreas, possibilitando que as UCs sejam espaços de
aprendizagem que permitam a participação de estudantes de diferentes níveis de
maturidade, movidos pelo interesse no assunto.
O tempo escola é dividido em três encontros de 1h30min pela
manhã. Em cada horário, há várias opções para o estudante escolher a UC que
gostaria de acompanhar. Em 2015, para cada horário existem uma média de 10
opções de UC. A condução de uma UC pode ser: aula expositiva, debate, estudo de
caso, ensino com pesquisa, ensino por projetos, desempenho de papéis
(dramatização), dinâmicas de grupo, leitura dirigida, visitas técnicas, aulas
práticas ou laboratoriais, em ambientes virtuais etc.
Os estudantes escolhem as Unidades Curriculares pelo assunto
e pela proposta de trabalho, que pode abranger mais de uma estratégia de
ensino.
Obtenha mais informações assistindo vídeo contido no link
abaixo: