terça-feira, 24 de maio de 2016

IFPR Campus Jacarezinho é reconhecido como instuitição inovadora, pelo MEC.

Quais escolas brasileiras podem ser chamadas de inovadoras? O Campus Jacarezinho do IFPR pode!

Segue trecho da notícia divulgada no site oficial do Ministério da Educação:

"O Ministério da Educação e Cultura lançou, no fim do ano passado, o Mapa de Inovação e Criatividade na Educação Básica, com o objetivo de fortalecer instituições públicas e particulares e organizações não governamentais que possuem propostas arrojadas na Educação Básica.

Helena Singer, assessora especial do MEC, disse, em entrevista à Fundação Santiliana, que a ideia é promover a divulgação e a articulação entre as iniciativas e também com universidades, secretarias de Educação e outras organizações relacionadas.


Para identificar quem estava fazendo um trabalho realmente inovador, o ministério abriu uma chamada pública em setembro do ano passado para a qual se inscreveram 682 entidades. Os grupos de trabalho regionais avaliaram as inscrições segundo cinco critérios: gestão, currículo, ambiente, metodologia e intersetorialidade."


O Campus consta entre as 69 instituições que têm um Ensino Médio inovador!

Veja a íntegra da notícia aqui.

Veja o mapa de instituições inovadoras aqui.

Quando devo procurar meu tutor?

Muitos estudantes têm dúvida sobre o que devem perguntar ao seu tutor. O tutor lhe ajudar toda vez que tiver dúvidas sobre sua vida acadêmica. Em especial, é o tutor a pessoa apta a lhe ajudar em:



  • Dúvidas sobre o Projeto Pedagógico do Curso;
  • Fluxos e procedimentos do Campus;
  • Dúvidas sobre as Unidades Curriculares;
  • Dúvidas sobre suas Matrículas;
  • Dúvidas sobre Áreas do Conhecimento;
  • Ajudar na montagem de Cronograma de Estudos individualizado;
  • Ajudar no desenvolvimento de atividades ligadas ao Plano de Ensino de cada Unidade;



Cada tutor possui horário de atendimento presencial, estabelecido em conjunto com a coordenação de ensino. O tutor deve cumprir seu horário de atendimento com pontualidade e assiduidade, além de realizar reuniões periódicas com seus tutorandos.

Qualquer problema ou dúvidas, contacte a Coordenação de Ensino Médio do campus.

O que é o Novo Ensino Médio?

A nova proposta de Ensino Médio almeja oferecer à sociedade novas possibilidades de disseminação do conhecimento.

As atividades de ensino são denominadas Unidades Curriculares (UC), com duração mínima de 1h30 por encontro, planejadas como fractais holográficos, para representar uma parte e um todo. No que se refere à parte, ela representa uma especificidade de uma área, mas também poderá dialogar com outras áreas, possibilitando que as UCs sejam espaços de aprendizagem que permitam a participação de estudantes de diferentes níveis de maturidade, movidos pelo interesse no assunto.

O tempo escola é dividido em três encontros de 1h30min pela manhã. Em cada horário, há várias opções para o estudante escolher a UC que gostaria de acompanhar. Em 2015, para cada horário existem uma média de 10 opções de UC. A condução de uma UC pode ser: aula expositiva, debate, estudo de caso, ensino com pesquisa, ensino por projetos, desempenho de papéis (dramatização), dinâmicas de grupo, leitura dirigida, visitas técnicas, aulas práticas ou laboratoriais, em ambientes virtuais etc.

Os estudantes escolhem as Unidades Curriculares pelo assunto e pela proposta de trabalho, que pode abranger mais de uma estratégia de ensino.

Obtenha mais informações assistindo vídeo contido no link abaixo:


O que é o tutor?

A figura do tutor é inspirada no modelo do coaching acadêmico adaptada à realidade do campus. Esse ator é responsável pela orientação de um grupo de estudantes com o objetivo de auxiliá-los em sua jornada acadêmica, problematizando as escolhas dos discentes e as implicações destas.

Os tutores não são “gurus”, “guias espirituais” ou professores para reforço escolar. Ele é uma referência para que o estudante confronte suas expectativas e sonhos e compartilhe suas perspectivas acadêmicas com alguém mais experiente que não compõe o núcleo familiar. Esse papel, embora já seja exercido por muitos professores que se aproximam mais dos estudantes com que têm afinidade, é visto como a composição da tríade (o próprio estudante, sua família e os tutores) para os discentes refletirem seu processo de tomada de decisão. Não descartamos nesse cenário a influência das amizades, a qual exerce um peso considerável na trajetória escolar, porque essas também serão objeto de problematização nas orientações com os tutores. 

Especificamente, os tutores possuem 3 funções:
  • Acompanhamento: visa à formação do saber ser, abrangendo a formação de valores, hábitos, atitudes, em especial aquelas que levam à autoafirmação e a valorização humana, formação da autoconfiança, autoestima e autonomia do sujeito;
  • Orientação da aprendizagem: voltada para a formação do saber (conhecimentos) e do saber-fazer (habilidades e capacidades específicas);
  • Supervisão do processo de avaliação: imprescindível para a garantia da qualidade e sucesso da aprendizagem

As atividades esperadas para serem desenvolvidas pelo tutores são:

  • Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso;
  • Conhecer os fluxos do Campus;
  • Desenvolver atividades em colaboração com a Coordenação de Ensino;
  • Estabelecer os horários de atendimento presencial, em conjunto com a coordenação de ensino, e cumpri-los com pontualidade e assiduidade.
  • Realizar o acompanhamento individualizado do estudante;
  • Organizar grupos de estudos;
  • Auxiliar e orientar os estudantes na organização do Cronograma de Estudos individualizado à cada semestre;
  • Auxiliar os estudantes no desenvolvimento das atividades de acordo com o Plano de Ensino de cada disciplina;
  • Auxiliar os estudantes no desenvolvimento da fluência tecnológica;
  • Monitorar a frequência dos estudantes nas unidades curriculares previstas no Projeto
  • Pedagógico do Curso e/ou no Plano de Ensino das disciplinas;
  • Estabelecer contato com os estudantes que não comparecem às atividades das unidades curriculares;
  • Orientar e auxiliar os estudantes na efetivação da matrícula;
  • Promover o bom funcionamento do campus em suas instalações, equipamentos, biblioteca de acordo com o princípio da economicidade.


O planejamento para o atendimento de tutoria prevê, no mínimo, que os todos os recém-ingressantes sejam abrangidos. Embora o ideal seja a continuidade da tutoria até o sexto semestre (pois no sétimo e oitavo semestres os estudantes estarão envolvidos com o supervisor de estágio), a partir do terceiro semestre de curso, será aberta a opção pela descontinuidade dessa orientação pelas seguintes razões: engajamento em projetos de pesquisa, ensino, extensão ou inovação; dificuldades logísticas ou de força maior para participar das orientações. No entanto, a tutoria no primeiro ano é prioritária para a condução do processo de transição de um perspectiva disciplinar unilateral para um sistema mais aberto e de corresponsabilidade pela construção do itinerário formativo.